Ontem (22/06) no período vespertino a equipe CRAS participou de uma reunião no CAT dirigida pelo gerente adjunto de Assistência Social do Município (GEAS), Sr.º Mauro Alvarenga, com o objetivo de fortalecimento das redes de atendimento para o cumprimento das condicionalidades do Programa Bolsa Família.
O Bolsa Família é um programa de transferência de renda direta com condicionalidades, que beneficia as famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza. Atualmente, estão cadastradas no benefício 1.223 famílias no munícipio, as quais em sua grande maioria atendidas pelos serviços ofertados no CRAS.
A reunião contou com a participação dos agentes comunitários, enfermeiras e equipe da Gerência de Saúde para a explanação das condicionalidades na saúde.
As condicionalidades são compromissos nas áreas da Educação, da Saúde e da Assistência Social assumidos pelas famílias e que precisam ser cumpridos para que elas continuem a receber o benefício do Bolsa Família. As condicionalidades quanto à saúde se referem ao acompanhamento do calendário vacinal e do crescimento e desenvolvimento para crianças menores de 7 anos; e pré-natal das gestantes e acompanhamento das nutrizes na faixa etária de 14 a 44 anos.
O objetivo das condicionalidades não é punir as famílias, mas responsabilizar de forma conjunta os beneficiários e o poder público, que deve identificar os motivos do não-cumprimento das condicionalidades e implementar políticas públicas de acompanhamento para estas famílias, trabalho este desenvolvido no CRAS através de visitas domiciliares, reuniões sócioeducativas, grupos de vivência e orientação às famílias beneficiárias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário