Já há alguns anos, o mês de maio tem sido dedicado à comemoração da brincadeira e à valorização do brincar em alguns países da Ásia, da Europa e da América do Sul, inclusive no Brasil.
E para comemorar o Dia Internacional do Brincar, o CRAS em parceria com o PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) - Centro Múltiplo Uso, realizaram na tarde do dia 31 (segunda-feira) uma gincana com diversas brincadeiras, dinâmicas, pula-pula, algodão doce, pipoca, sorteio de brinquedos, premiação para os vencedores e muita diversão com a participação de aproximadamente 150 crianças atendidas pelos programas.
Fomação das equipes para início da gincana
Diversão no pula-pula
Durante a Gincana
Segundo a OMEP (Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar), a comemoração deste dia se baseia em alguns princípios: - a gratuidade, - o brincar para todos, - o brincar sob todas as formas e principalmente o reconhecimento do brincar como atividade essencial para a expressão e desenvolvimento da criança, instrumento de aprendizagem, expressão cultural, criador de vínculos sociais, ocupação de lazer e fonte de prazer.
O desenvolvimento físico e psíquico das crianças está diretamente ligado ao brincar. Muito mais do que o simples ato de diversão, a brincadeira infantil propicia uma série de benefício aos pequenos. Funciona como um espaço através do qual a criança libera a sua angústia e aprende a lidar com a separação, crescer, autonomia e limites.
"(...) o brincar facilita o crescimento e, portanto, a saúde; o brincar conduz aos relacionamentos grupais; o brincar pode ser uma forma de comunicação na psicoterapia; (...) (Winnicott, 1975; p.63)
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