terça-feira, 28 de setembro de 2010

II FESTA DO SILÊNCIO

 *Da esq /p dir: Intérprete de LIBRAS, técnica NUESP, diretora E.E.Cel Juvêncio e alunos surdos
 Surdos apresentando a música "Aquarela" em LIBRAS
Professores da E.E.Cel Juvêncio, alunos surdos e o gerente adjunto GEAS (Sr. Mauro Alvarenga)

No dia 24/09 (sexta-feira) aconteceu a II FESTA DO SILÊNCIO, um projeto realizado pela Escola Estadual Coronel Juvêncio em comemoração ao Dia Nacional do Surdo (26/09) com o objetivo de desmificar a surdez e deficiência auditiva, informar a comunidade acerca da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e sobre a quantidade de surdos existentes nos municípios de Guia Lopes da Laguna e Jardim, valorização da cultura surda, homenagem aos alunos surdos e inclusão social.

Os alunos surdos dirigiram a festa com apresentações de música, pantomima e teatro, cerca de 150 pessoas prestigiaram o evento e como ato de solidariedade doaram um brinquedo na entrada.

Todos os brinquedos arrecadados foram doados ao CRAS, e estes serão entregues às crianças atendidas.

Agradecemos à diretora prof.ª Roseli Dias e a técnica do Núcleo de Educação Especial, prof.ª Luiza Benedita.

Mais de 100 brinquedos foram doados ao CRAS

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Dia da Responsabilidade Social


No último sábado (25/09) em comemoração ao Dia da Responsabilidade Social, a Universidade Anhanguera-Uniderp em parceria com o CRAS, AEJAR, Boticário e Banco Bradesco Social na Escola Municipal Chaquib Kadri.

O evento teve início às 8h e prosseguiu por toda a manhã com atividades voltadas para a comunidade e participação acadêmica.

Houve a participação dos cabeleireiros voluntários Márcio e Marlene, gincanas com as crianças, sorteios de brinquedos, pipoca, picolés, música e muita diversão.

E ainda, durante a manhã, o comandante do 11º Batalhão da PM Major Alexandre falou aos pais e propôs às crianças presentes uma dinâmica sobre a importância da aproximação e parceria da comunidade x polícia.

A comunidade acadêmica contribuiu com R$ 2,00 reais e um brinquedo que ao final do evento foram distribuidos para as instituições Casa do Garoto -Jardim/MS (coordenação Eliane de Arruda Santos Luz) e Casa da Garota - Guia Lopes da Laguna/MS (coordenação Léia Pereira Rego) em prol das crianças atendidas.

"A Solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana" (Franz Kafka)

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Curso Secretária do Lar


Essa semana as alunas do curso Secretária do Lar - CRAS tiveram aula prática com a professora Fátima Salomão, que ensinou desde os procedimentos na organização e limpeza do quarto, roupas, sala, cozinha, banheiro e disposição da mesa.
As alunas foram recebidas na residência da professora e ao final compartilharam um delicioso chá da tarde.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Reuniões Sócioeducativas sobre Hipertensão e Diabetes


Hoje pela manhã a enfermeira do Centro de Saúde Vila Angélica (CSVA I) Janaina Willemann de Souza, coordenadora municipal do Programa Saúde do Homem e Hiperdia, esteve no CRAS conversando com as famílias sobre o tema "Hipertensão e Diabetes".

Este trabalho preventivo objetiva a conscientização da comunidade quanto a importância de hábitos alimentares saudáveis e prática de exercícios. A enfermeira abordou durante a reunião os fatores que predispõe ao desenvolvimento destas doenças, sintomas apresentados, tratamento e dicas de saúde.

Durante essa semana as reuniões de quarta-feira e sexta-feira abordarão o mesmo tema.

Mensagem da Semana - Construa com sabedoria

Um velho carpinteiro estava pronto para se aposentar.
Ele informou ao chefe o seu desejo de sair da indústria de construção e passar mais tempo com sua família.
Ele ainda disse que sentiria falta do salário, mas realmente queria se aposentar.

A empresa não seria muito afetada pela saída do carpinteiro, mas o chefe estava triste em ver um bom funcionário partindo e ele pediu ao carpinteiro para trabalhar em mais um projeto como um favor.

O carpinteiro concordou, mas era fácil ver que ele não estava entusiasmado com a idéia. Ele prosseguiu fazendo um trabalho de segunda qualidade e usando materiais inadequados.

Foi uma maneira negativa de terminar sua carreira.
Quando o carpinteiro acabou, o chefe veio fazer a inspeção da casa.
E depois ele deu a chave da casa para o carpinteiro e disse:
"Essa é a sua casa. Ela é o meu presente para você".

O carpinteiro ficou muito surpreso. Que pena!
Se ele soubesse que ele estava construindo sua própria casa, ele faria tudo diferente.

O mesmo acontece conosco. Nós construímos a nossa vida, uma dia de cada vez e muitas vezes fazendo menos que o melhor possível na construção.
Depois com surpresa nós descobrimos que nós precisamos viver na casa que nós construímos.

Se nós pudéssemos fazer tudo de novo, faríamos tudo diferente.
Mas não podemos voltar atrás.

Você é o carpinteiro.
Todo dia você martela pregos, ajusta tábuas e constrói paredes.
Alguém disse que "A vida é um projeto que você mesmo constrói".
Suas atitudes e escolhas de hoje estão construindo a "casa" que você vai morar amanhã.

Construa com sabedoria!

Pr. Valtair Freitas

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Reunião Sócioeducativa - Atuação da Polícia Militar


A convite do CRAS, o comandante do 11º Batalhão da Polícia Militar do município, Major Alexandre Rosa Ferreira dirigiu as reuniões sócioeducativas desta semana com o objetivo de informar/esclarecer a comunidade sobre a atuação da Polícia Militar.

Partindo da filosofia da Polícia Comunitária, este contato direto com a  comunidade possibilita o fortalecimento da parceria comunidade x polícia e desmitifica o conceito de polícia apenas como repressora.

Durante as exposições, o Major convocou a comunidade para atuação em conjunto nas ações de segurança pública, responsabilidade de todo cidadão. Informou sobre os apectos legais da atuação policial e proporcionou às famílias um momento para questionamento, debate dos problemas recorrentes nos bairros, denúncias e procedimento quanto aos encaminhamentos.
A comunidade participou ativamente das discussões, relatando situações que tornarão mais efetivos o policiamento da área.

E, a partir da próxima semana a Polícia Militar colocará à disposição dos usuários uma caixa  no CRAS, para sugestões, denúncias e reclamações. Este instrumento  facilitará o trabalho da P.M e também visa proteger o denunciante de retaliações, já que as denúncias poderão ser feitas em sigilo e sem identificação.

São parcerias como esta, apoiadas e conjuntas com a comunidade que favorecem a reflexão, comprometimento individual e construção de estratégias de enfrentamento á violência e suas nuances.
A equipe CRAS agradece a disponibilidade, pronto atendimento, profissionalismo e comprometimento do comandante Major Alexandre e toda corporação.

Estela B.Paulino Xavier - Psicóloga CRAS

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Projeto CAPOEIRA CRAS

                                
O Projeto objetiva proporcionar um espaço de prática esportiva e cultural através da formação de um grupo de praticantes de capoeira na comunidade, onde a razão do ensino da capoeira é, não apenas formar bons capoeiristas, e sim, também, formar bons cidadãos.

As aulas acontecem às quartas-feiras das 13:30 às 15:00h com o professor Cleyton e uma nova turma às terças-feiras das 08:00 às 09:30h terá início na próxima semana.

Após as aulas é servido um lanche e em seguida os alunos participam de um grupo de vivência com a psicóloga, desenvolvido com a dinâmicas e rodas de conversa que promovem a interiorização e reflexão de valores éticos-sociais.

Como incentivo a aprendizagem e ao desempenho nos estudos, os capoeristas que obtiverem as melhores notas no terceiro e quarto bimestre escolar serão premiados com mp5, celular, tênis, dentre outros.

Esta semana o tema abordado foi a "cooperação", e os alunos puderam pensar sobre o convívio familiar e mudanças de atitudes.