sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Projeto Mães de Coração

Tivemos primeira reunião do Projeto Mães de Coração, grupo de vivência para as gestantes residentes na área CRAS. O grupo objetiva criar um espaço de reflexão, informação e fortalecimento de vínculo com as futuras mamães. Temos a parceria com a Gerência de Saúde, através da participação com palestars pela equipe de enfermagem, odontologia e acompanhamento pré-natal com as gestantes; Núcelo de Inclusão Produtiva, que confecciona o Kit Bebê e atende as mulheres ao final do período de gestação; Durante os encontros há também sorteios de carrinhos de bebê e diversos kits infantis cedidos pela Gerência Municipal de Assistência Social (GEAS).


Ontem (25/02) a enfermeira (ESF1) Janaina apresentou uma mensagem motivacional e palestra sobre o Desenvolvimento Fetal.

 E em seguida, a assistente social (CRAS) Marinalva Jesus da Silva fez uma explanação sobre a Lei de Direitos de acompanhante hospitalar durante o parto.


quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Reunião Programa Bolsa Família

Hoje pela manhã tivemos a segunda reunião com os usuários do Programa Bolsa Família para esclarecimento sobre o programa, condicionalidades e agendamento para o recadastramento. A roda de conversa foi dirigida pela coordenadora do CRAS, Adriana Maciel, acompanhada da técnica do P.B.F, Sandra Pereira.

Na segunda-feira (22/02) o assessor adjunto da Gerência de Assistência Social Sr.º Mauro Alvarenga
proferiu uma palestra sobre o Programa. Posteriormente, a técnica do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Luciana explicou sobre o funcionamento do mesmo, encaminhamentos e a importância dos pais comparecerem às reuniões escolares e acompanharem o desenvolvimento dos filhos com vistas ao cumprimento da condicionalidade prevista  no Programa.



terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Reuniões Sócio-Educativas

Primeira reunião deste ano

Os usuários chegando para a reunião
 
Atividades com as crianças orientadas pela educadora Girlene
 Esta reunião teve como objetivo informar a comunidade sobre o atendimento em 2010, atividades e projetos que serão desenvolvidos no CRAS, política de atendimento, cursos de geração de renda e ainda o agendamento das próximas reunião para os beneficiários do Programa Bolsa Família. Dividimos os usuários em 03 turmas (segunda, quarta e sexta-feira) contando com aproximadamente 70 pessoas em cada reunião.
 
Tivemos ainda a exposição dos cursos de geração de renda oferecidos  pelo Núcleo de Inclusão Produtiva, coordenados pela Noemia. Na oportunidade, foram divulgadas as vagas disponíveis e os usuários interessados foram encaminhados para inscrição.
 
Ao final da reunião foi sorteada uma boneca de pano pela coordenadora do CRAS Adriana Maciel (foto), produzida durante os cursos de artesanato no Arte de Aprender. Todos os cursos são oferecidos pela Gerência de Assistência Social (GEAS) - Prefeitura Municipal de Jardim/MS.

O que é CRAS?


É a unidade pública da assistência social, de base municipal, localizada em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinada a prestação de serviços e programas que visam o desenvolvimento para os demais serviços sócio-assistenciais da proteção social básica às famílias e à prestação destes serviços no seu território de abrangência, de modo a potencializar a proteção especial, o acompanhamento, acolhimento, inserção em serviços sócio-educativos e de convivência, desenvolvimento das atividades coletivas e comunitárias e demais serviços sócio-assistênciais de outras políticas.

Este blog foi criado pela Equipe CRAS Jardim-MS com o objetivo de divulgar à toda comunidade as ações e atividades desenvolvidas pela equipe junto às famílias em vulnerabilidade social residentes na área de abrangência deste Centro, referentes aos seguintes bairros do município:
- Alcides da Cunha;
- Edir Figueiredo;
- Novo Habitar;
- Oswaldo Monteiro;
- Panorama I e II;
- Parque das Araras;
- Santa Luzia;
- Santa Tereza;
- Taitá;
- Vila Angélica II;

Os serviços prestados nesta unidade referem-se ao atendimento familiar (entrevista; visitas domiciliares; grupos-oficinas de convivência e de trabalho educativo para as famílias, seus membros e indivíduos, acçoes de capacitação e inserção produtiva; encaminhamento e acompanhamento de famílias para a rede de atendimento); atendimento à comunidade (campanhas sócio-educativas; reuniões e ações comunitárias; articulação e fortalecimento das redes; grupo mãe de coração); atendimento com reforço escolar para os alunos residentes na área de abrangência.


"(...) A política pública de assistência social é um processo complexo que possui, ao mesmo tempo, caráter racional, ético e cívico." (Pereira,2000)